sábado, 28 de abril de 2012

Dia Internacional das Vítimas de Acidentes do Trabalho e de Doenças Profissionais

Por que dia 28 de abril?

Foi estabelecida essa data devido ao ocorrido no dia 28 de abril de 1969, quando em Farmington – Virginia, nos Estados Unidos, ocorreu uma explosão em uma mina e assim morreram 78 mineiros. Em 2003 a OIT (Organização Internacional do Trabalho) passa a comemorar oficialmente esse dia em memória das vítimas das más condições de trabalho. Mas no Brasil só ocorreu o reconhecimento oficial em 2005.

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial. Segundo relatório da OIT, 1,3 milhão dos casos estão relacionados ao descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e péssimas condições nos ambientes e processos de trabalho.

Saiba algumas das mais comuns doenças causadas pelas condições de trabalho:

Dermatoses ocupacionais – Causadas por contato com agentes biológicos, físicos e químicos, principalmente. Os sintomas são alteração da pele e mucosas. Os trabalhadores em fábricas químicas são os mais prejudicados com ela.

LER/DORT – Decorrente de problemas com o local de trabalho e com os movimentos repetitivos. Os empregados dos setores industriais podem ser prejudicados com esta doença.

Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR)
– Diminui gradativamente a audição dos trabalhadores por exposição continuada a níveis muito elevados de ruído. Metalúrgicos sofrem com este problema.

Pneumoconioses – Doenças pulmonares ocasionadas pela inalação de poeiras químicas como da sílica e dos asbestos, que causam silicose e asbestose. Químicos, trabalhadores da construção civil e mineradores podem sofrer com estes problemas.

Distúrbios mentais – Mais difíceis de detectar e principalmente relacionar ao trabalho, podem ter ligação com diversas circunstâncias e grau de desenvolvimento. Sofrem com isso operadores de telemarketing e bancários.

DPM – Distúrbio Psiquiátrico Menores. Sintomas: Cansaço, nervosismo e insatisfação gerando ansiedade, depressão ou estresse.

Segurança e Saúde para todos é um direito e não um privilégio!

Importantes Leis Trabalhistas dão assistência para melhorar a situação do trabalhador. São diversas leis pautadas sobre os assuntos:

- TEMPO DA JORNADA DE TRABALHO
- INTERVALOS PARA DESCANSO
- FÉRIAS
- REPOUSO SEMANAL REMUNERADO
- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.