terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de maio – Dia Internacional do Trabalhador


Tudo começou em 1886 quando em Chicado nos Estados Unidos foi feita uma manifestação com milhares de trabalhadores reivindicando a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Mais tarde, em 1889, um Congresso Socialista realizado em Paris decidiu homenagear a greve geral de 3 anos atrás com uma data: 1º de maio.

Nessa data, então, seria convocado anualmente uma manifestação com o objetivo de manter a luta pela proposta de 8 horas de trabalho por dia.

No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes.

Fatos importantes do 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Com o dever de tentar suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Aproveitando esse dia é importante prestar homenagem aos profissionais especializados em Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional.

Essa é uma especialidade médica que se ocupa da preocupação e preservação com a saúde do trabalhador. Esse profissional avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho. A fim de preservar a saúde dos trabalhadores, o médico é instruído para e realizar reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais estes trabalhadores ficam expostos.

A ciência que estuda os acidentes e as doenças do trabalho e chamada de infortunística.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.