sábado, 7 de abril de 2012

Dia 7 de abril é Dia Mundial da Saúde.

A data comemora a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e é um convite à reflexão e à ação coletiva para promoção da saúde e da qualidade de vida das populações.

Em 2012, o tema do Dia Mundial da Saúde, Envelhecimento e Saúde – Uma boa saúde para um envelhecimento mais saudável, chama a atenção dos países para adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população. A escolha do tema é motivada pela previsão de que, em breve, pela primeira vez a população mundial de idosos será maior que a de crianças com menos de 5 anos.

A preocupação é maior entre os países em desenvolvimento. A previsão é que, até 2050, esses territórios abriguem 80% dos idosos de todo o mundo. Segundo a OMS, pessoas que vivem em países pobres têm quatro vezes mais chances de morrer ou sofrer alguma deficiência em decorrência de doença crônica, em comparação com quem vive em países ricos. Para responder a este desafio, a OMS recomenda a adoção de medidas para a contenção das doenças crônicas não transmissíveis que mais afetam os idosos, como ataque cardíaco, câncer, diabetes e doenças pulmonares.

No Brasil, o Dia Mundial da Saúde foi celebrado na quarta-feira, 04 de abril, em Brasília.
Durante a cerimônia, o Ministério da Saúde e a Federação Nacional de Escolas Particulares assinaram termo de cooperação para aprimorar as boas práticas nas cantinas escolares. A medida é fundamental para promover a alimentação saudável entre as crianças e prevenir a obesidade infantil – um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis na terceira idade.

Assista à mensagem de Mirta Roses, diretora da Organização Panamericana de Saúde (Opas), para o Dia Mundial da Saúde:

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.