terça-feira, 10 de março de 2015

Importância do Cartão SUS



 
O que é?
É um documento para facilitar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), que armazena informações sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.
Qual sua importância?
Os objetivos do Cartão Nacional de Saúde são organizar e armazenar dados sobre o atendimento prestado aos usuários que facilita a comunicação entre os diversos serviços de saúde, fornecendo informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e troca de conhecimento para ajudar na elaboração e execução das políticas públicas de saúde.
Como realizar?
O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.
Onde solicitar?
É possível imprimi-lo em todos os municípios do Brasil. O ideal é que o cidadão tenha o seu Cartão Nacional de Saúde entregue por meio da sua unidade de atendimento do SUS.
Quanto custa?
O cartão é fornecido gratuitamente.
Dúvidas sobre o Cartão Nacional de Saúde
  • No caso de quem nunca utilizou o SUS e tem plano de saúde, como saberá o seu número do Cartão Nacional de Saúde, já que nem todos terão acesso ao cartão em plástico? O beneficiário de plano de saúde só terá acesso ao número do CNS se a operadora repassá-lo. Porém, cabe ressaltar que isso não é exigência da ANS. Também é importante destacar que o prazo para que todos os beneficiários de planos de saúde tenham seu número de Cartão Nacional de Saúde emitido é junho de 2013.
  • Em atendimentos no SUS de pessoas com plano de saúde, o número será solicitado? Nos atendimentos no SUS, o número do Cartão da pessoa poderá ser obtido por meio de consulta à base de dados, que terá âmbito nacional, não diferenciando indivíduos com ou sem plano de saúde. Os mesmos sistemas informatizados serão acessíveis pelo SUS e por empresas operadoras de planos de saúde.
  • Há algum risco de não atendimento, caso a pessoa não esteja com seu cartão ou com seu número? Não. Seja no SUS ou na rede privada, ninguém poderá ter seu atendimento negado por não portar o cartão ou o número do cartão. Da mesma forma, nenhum beneficiário de plano de saúde poderá ter seu plano cancelado devido à ausência do número.
Fonte: Portal da Saúde

Um comentário:

  1. Este cartão não é só importante como fundamental para a saúde pública.
    Estes dias fui em hospital público e me senti sendo atendido pela rede de saúde privada.

    Espero que continue assim

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.