CF RINALDO DE LAMARE

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221 | ☎ Telefones: (21) 33242487 / 33225066
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerentes: Raquel Oliveira e Sidney Scheidegger

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 28 de maio de 2012

C.M.S Rinaldo de Lamare promove Semana da Saúde da Mulher do dia 28 de maio a 1 de junho.

C.M.S Rinaldo de Lamare promove Semana da Saúde da Mulher do dia 28 de maio a 1 de junho.



Nos dias 28 de maio a 01 de junho, o C.M.S Rinaldo de Lamare,  promove a Semana da Saúde da Mulher. Uma programação especial para desenvolver ações educativas, preventivas e motivacionais para incentivar a sensibilização das mulheres sobre a prevenção e promoção da saúde.















sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de Maio dia Nacional da Luta Antimanicomial

18 de Maio dia Nacional da Luta Antimanicomial

Antimanicomial


No dia 18 de maio é comemorado o dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento social que se iniciou no final dos anos 80, com a participação de usuários e profissionais da Saúde Mental, familiares, jornalistas, sindicalistas e simpatizantes à causa, atingindo assim a opinião publica de todo país.
A partir dos anos 90, este movimento ganhou força e pressionou o Estado Brasileiro para a implementação de políticas públicas de Saúde Mental que visam elaborar leis que contribuam para a melhoria no atendimento dos serviços e benefícios para os usuários, transformando aquilo que é individual em ações coletivas, garantindo assim seus direitos sociais e corresponsabilizando toda a sociedade brasileira.
Outro marco importante foi a aprovação da Lei Federal 10.216 de 06 de abril de 2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em Saúde Mental. Esta lei vem respaldar o movimento da Reforma Psiquiatra Brasileira que pretende modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental, eliminando gradualmente a internação como forma de exclusão social, substituindo este modelo asilar de atendimento por uma rede substitutiva de serviços territoriais de atenção psicossocial, visando a integração da pessoa que sofre de transtornos mentais à comunidade. Esta rede inclui Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Convivência e Cultura assistidos, Cooperativas de Trabalho Protegido (economia solidária), Oficina de Geração de Renda e Residências Terapêuticas, descentralizando e territorializando o atendimento em saúde, conforme previsto na Lei Federal que institui o Sistema Único de Saúde (SUS).
Sem dúvida, a Reforma Psiquiátrica caminharia de forma mais rápida e eficaz se houvesse por parte dos gestores, em todos os níveis, um grau maior de empenho e de firmeza. Contudo, apesar das dificuldades, esta mobilização social da definição de diretrizes políticas claras na Saúde Mental fortalece a realização de uma Reforma Psiquiátrica efetiva - que não pretende apenas tratar tecnicamente de maneira mais adequada o portador de sofrimento mental, mas sobretudo, costruir um espaço social onde a loucura encontra algum cabimento.

18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista do movimento que luta em prol dos direitos humanos de crianças e dos adolescentes no país. Mais uma vez, a data será comemorada em Brasília em uma grande celebração.

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários
fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual.
Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis,
podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.
As violações dos direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes não se restringem a uma relação entre vítima e autor. Essas violações ocorrem (e são provocadas) pela forma como a sociedade está organizada em cada localidade e globalmente.
Podem ser destacadas, nesse aspecto, as atividades turísticas que não consideram os direitos de crianças e adolescentes, facilitando ações de exploração sexual. Nesse contexto, também estão os grandes empreendimentos que, quando não assumem a sua responsabilidade social, causam impactos nos contextos locais potencializando a gravidez na adolescência, o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, o estímulo ao uso de drogas e a entrada e permanência de meninas e meninos nas redes de exploração sexual.
Esse ano, em alusão ao Dia 18 de Maio, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, vem ressaltar as inúmeras violações que os grandes empreendimentos têm acarretado na vida de crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade.
Em razão desse contexto, faz-se de extrema importância que o movimento de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes se articule, se insira, participe e incida nesse debate, sobretudo, em função das grandes obras que já estão em curso no país e dos megaeventos que se o Brasil vai sediar.
O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana, desenvolvida e presente na condição cultural e histórica de homens e mulheres, que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, passa a vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais.
Nessas fases iniciais do desenvolvimento da sexualidade (infância e adolescência), é fundamental a atenção, a orientação e a proteção a partir do adulto. Nenhuma tentativa de responsabilizar a criança e o adolescente pela violação dos seus direitos pode ser admitida pela sociedade.
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger, de defender
crianças e adolescentes, cabe o papel pedagógico da orientação e acolhida. Dessa forma, buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos.
Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.
A cada ano temos registrado uma adesão maior de municípios na mobilização em torno do “18 de Maio” por meio de caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação nas escolas, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção a violência sexual, panfletagem, criação de produtos de comunicação sobre a temática, campanhas nas rádios e entrevistas com especialistas entre outros.
Queremos ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na
garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.
Lembramos o compromisso de todos os pontos focais, entidades governamentais e ou não governamentais em garantir a participação de crianças e adolescentes em todo o processo de organização e realização das atividades que marcam o Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual.

terça-feira, 15 de maio de 2012

15 de Maio dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

15 de Maio dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares é comemorado anualmente no dia 15 de maio e objetiva conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares.

Este dia foi instituído pela Lei nº 11.723, de 23/6/2008 e, durante a semana, o Ministério da Saúde e os serviços de saúde, em especial os hospitais são autorizados a desenvolver campanhas de comunicação social e ações educativas com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle.

O QUE É INFECÇÃO HOSPITALAR

Infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa adquirida dentro das Unidades de Saúde (durante uma internação ou um atendimento ambulatorial). Qualquer pessoa está sujeita a contrair uma infecção hospitalar, que está diretamente relacionada ao tempo de internação e procedimento a ser realizado.

Quando um vírus  bactéria, protozoário ou fungo penetra no ser humano, prolifera e os agentes infecciosos estão em todos os lugares, inclusive nos hospitais e postos de saúde. Nos hospitais, por realizarem cirurgias e tratamento de fraturas, com o ferimento aberto ou uma incisão é maior a possibilidade da penetração de microorganismos, causando a Infecção Hospitalar, que é caracterizada como uma infecção que surge após 72 horas que o paciente esteve (ou está) no ambiente hospitalar, tendo dado entrada sem a infecção adquirida.

Quando a infecção é percebida após a alta, é diagnosticada como infecção hospitalar se for diretamente relacionada com o procedimento realizado no hospital, com sintomas que são relacionados ao local onde foi efetuado o procedimento cirúrgico ou suturas, atendimento de emergência de fraturas, ambulatorial (cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, retirado de pequenas lesões de pele e retirado de nódulos de mama, entre outros). Logo, o paciente apresenta estado febril.

PORQUE OCORRE SE ESTAMOS EM UM LOCAL QUE CUIDA DA SAÚDE?

Geralmente as infecções hospitalares são causadas por falta de assepsia e não existe local onde mais encontramos microorganismos que os Hospitais, Postos de Saúde e Ambulatórios porque as pessoas vão até lá justamente em busca da cura. Por isso, a assepsia é fundamental, pois o meio ambiente, o material, o paciente e a equipe podem estar contaminados.

O maior risco de contrair uma infecção hospitalar está nos procedimentos cirúrgicos, já que as UTIs e Centros Cirúrgicos são locais onde há mais vulnerabilidade. Entretanto, as condições de saúde do paciente também são fatores de risco: idade, higiene, estresse psíquico e físico, cuidados com a alimentação, condições sanitárias de seu ambiente etc. podem levá-lo a estar com o organismo pré-disposto a adquirir uma infecção no ambiente hospitalar.

ASSEPSIA

A assepsia é o processo que são afastados os microorganismos patogênicos de um local ou objeto, um conjunto de meios para prevenir infecções, por exemplo:

- Lavar as mãos constantemente impede a transferência de microrganismos das mãos para o paciente assim como o uso de papel toalha;
- Esterilização do materiais usados em procedimentos e não colocar materiais no chão (comadres, bacias e afins);
- O profissional de saúde ter o cuidado de não tossir, espirrar ou falar sobre o material esterilizado e cuidar do asseio pessoal e também trocando de luvas e algumas peças de vestuário a cada procedimento (máscaras, aventais, pantufas);
- Troca constante de lençóis, fronhas, toalhas, aventais e demais tecidos que envolvem o paciente;
- Não sentar-se na cama do paciente é um procedimento importante para quem visita ou acompanha um enfermo num ambiente hospitalar e os funcionários devem estar atentos.

A prevenção das infecções hospitalares é responsabilidade dos hospitais, ambulatórios e postos de saúde que devem ter uma CCIH - Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com a finalidade de diagnosticar casos de infecção hospitalar, padronizar as técnicas de assepsia, promover o treinamento de funcionários, controlar o antibiótico usado em pacientes que adquiriram a infecção.

O tratamento das infecções hospitalares é feito com uso de antibióticos injetáveis por um período que varia entre 14 e 30 dias.

sábado, 12 de maio de 2012

12 de Maio - Dia Internacional do Enfermeiro

12 de Maio - Dia Internacional do Enfermeiro

 Ser enfermeiro é ser humano, em todas as suas dimensões, potencialidades e restrições, alegrias e frustrações, é ser aberto para a vida, e ao mesmo tempo envolver-se no compromisso assumido com a ENFERMAGEM.
Neste dia, o C.M.S RINALDO DE LAMARE parabeniza a todos os “ENFERMEIROS” e “ENFERMEIRAS” em especial as ENFERMEIRAS DO C.M.S RINALDO DE LAMARE pelos relevantes serviços prestados a população da ROCINHA.
“Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos, e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis.”
(Bertold Brecht)











Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existêncial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.

12 de Maio - Dia Mundial da Fibromialgia

12 de Maio - Dia Mundial da Fibromialgia


 A fibromialgia –FM - é um conjunto complexo de sintomas e a sua causa e natureza não são conhecidas. O nome FIBROMIALGIA significa dores nos músculos e tecidos conectivos fibrosos (ligamentos e tendões). Afecta inúmeras partes do corpo levando assim a uma grande dificuldade em a diagnosticar. A doença é uma síndrome de dor crónica caracterizada por dor muscular, sono não reparador, rigidez muscular, fadiga, depressão, ansiedade e dor à pressão em 18 pontos específicos. Trata-se de uma doença complexa, sem prevenção, portanto esta deve ser baseada nos cuidados gerais da sociedade, como uma vida regrada, boa higiene do sono, exercício físico regular, alimentação saudável e medidas de combate ao stress excessivo e prolongado. O prognóstico da fibromialgia é mau e condena o utente a dor crónica e limitações funcionais que nunca melhoram completamente, apenas podem ficar mais suportáveis com a optimização dos cuidados gerais de saúde.
Os sintomas principais são:
 
Dor
A dor é crónica e difusa por todo o corpo. A intensidade da dor varia de acordo com as horas do dia, a intensidade dos esforços produzidos, a condição climatérica, a qualidade do sono na noite anterior, aspectos emocionais ou stress.
Uma das características essenciais da fibromialgia é também a existência de áreas sensíveis à pressão chamadas pontos dolorosos, que
ao mínimo toque desperta dor. Estes pontos dolorosos localizam-se em áreas bem identificadas sobre músculos, tendões e tecido adiposo e distribuem-se generalizada e simetricamente.

Fadiga
A fadiga tem maior intensidade de manhã e frequentemente agrava-se a meio da tarde. Este tipo de fadiga não passa com o repouso como acontece noutras situações, ela é persistente e muitas vezes referida como uma espécie de cansaço mental com grande dificuldade de concentração. A falta de energia, leva a que no dia-a-dia a execução de tarefas consideradas simples levem a pessoa à exaustão.
 
Distúrbios do sono
Mesmo dormindo o número de horas necessárias, os doentes com fibromialgia acordam mais cansados do que quando se deitaram pois não atingem o estádio mais profundo do sono - este é superficial e com constantes acordares durante a noite.


Rigidez muscular
Para além da dor, a rigidez é a pior coisa de lidar. Manifesta-se ao acordar ou após longos períodos de permanência na mesma posição, quer sentado quer em pé.

Perturbações cognitivas
De dia para dia, vários sintomas variam: a dificuldade de concentração, falta de memória, confusão mental.. .   
Perturbações gastrointestinais
Referem-se problemas gastrointestinais dos quais se destacam a obstipação, diarreia, dores abdominais, gases e náuseas.

Dores de cabeça
Dores de cabeça recorrentes assim como enxaquecas, que podem limitar a actividade diária do doente.

Hipersensibilidade química
Na multiplicidade dos sintomas, a intolerância e hipersensibilidade a determinados cheiros, ruídos, luzes intensas, medicamentos, alimentos e produtos de limpeza e higiene são também frequentemente referenciados.

Outros sintomas comuns
Dormência e formigueiros nas extremidades, intolerância ao frio, sensação de secura na boca e olhos, alergias, depressão, ansiedade, alterações de humor, dor torácica não cardíaca, tonturas, zumbidos nos ouvidos, visão turva ou desfocada, edema subjectivo e disfunção temporo-mandibular entre outros.

Estes sintomas são muitas vezes agravados por factores externos como o stress, frio, humidade, ruído mudanças climatéricas e excesso de esforço e factores internos como a ansiedade, depressão e variações hormonais.

terça-feira, 8 de maio de 2012

8 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA

8 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA

Quando a Cruz Vermelha é homenageada em todo o mundo, queremos agradecer aos nossos voluntários, funcionários, parceiros e amigos que se preocupam e se mobilizam para atender as comunidades em situação de risco, melhorar o estado de saúde das pessoas, reunir familiares e lutam para promover a inclusão social e uma cultura de não violência e paz. São vocês que mantêm vivo o espírito de humanidade que criou esse Movimento Internacional da Cruz Vermelha há 159 anos.
Muitos desafios nos esperam. Para atender ao compromisso que temos com o Movimento Internacional da Cruz Vermelha de Renovar nossa visão para um mundo em evolução, devemos avançar em nosso empenho em fazer mais, fazer melhor, conseguir mais.
Por isso, no empanhamos em ampliar nossas filias por todo o território nacional. Convidados a todas as pessoas que se identificam com nossa missão humanitária a somar forças para que a Cruz Vermelha esteja presente onde houver pessoas precisando de ajuda. Vamos ampliar nosso corpo de voluntariado, contar com os esforços de todas as filiais, com os membros do Movimento internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e guiados pelo nosso estatuto, cooperarmos com os poderes públicos e com outras organizações, de conformidade com nossos Principios Fundamentais.
A união dos parlamentares que constituem a Frente Parlamentar em Defesa da Cruz Vermelha, tem o intuito de fortalecer e ampliar as ações humanitárias da Instituição em conjunto com o poder público. Presidida pelo Deputado Rubens Bueno (PPS-PR) a Frente Parlamentar já definiu estratégias de atuação e calendário de atividades do colegiado, que é composto por 213 parlamentares.
Nesse dia tão especial para o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, que constitue a maior rede humanitária do mundo, deixamos nossa mensagem de que, junto com a sociedade brasileira, a Cruz Vermelha Brasileira contianuará a cumprir com a missão humanitária de seu criador, Henry Dunant, de aliviar o sofrimento humano.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

07 de Maio - Dia do Oftalmologista

07 de Maio - Dia do Oftalmologista

A ORIGEM DA DATA

No dia 7 de maio é comemorado o dia do OFTALMOLOGISTA. A origem da data vem da fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930.

Em 1968, a data foi oficializada no Estado de São Paulo através de uma lei de autoria do deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati. Em 1986, o então Ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki, através da portaria nº 398, instituiu a data em caráter nacional.

Na data lembramos a importância de consultar-se com um oftalmologista ao menos uma vez ao ano para fazer um check-up em nesses órgãos tão importantes para o nosso cotidiano: os olhos.

A OFTALMOLOGIA: RÁPIDOS E GRANDES AVANÇOS

A Oftalmologia foi um dos primeiros ramos médicos a ser uma especialidade independente. As primeiras descrições anatômicas do olho originaram-se na antiga Grécia, quando Hipócrates e seus discípulos estudaram minuciosamente as doenças oculares e também as primeiras descrições da anatomia do olho.

O olho foi estudado na Alexandria e na Arábia, "Os Dez Tratados sobre o Olho", de Hunayn ibn Ishaq foi uma obra revolucionária.

A partir do século XVII foi descoberta a refração ocular, a acomodação e a inversão da imagem retiniana foram descobertas por Kepler, Descartes e Christoph Scheiner.

No século XVIII descobriu-se que a catarata ocorre no cristalino e, no mesmo século, foi feita a primeira intervenção cirúrgica para a correção do estrabismo.

As descobertas na área avançaram rapidamente com a descoberta de doenças e a invenção do oftalmoscópio, em 1851. Córnea, íris e outros componentes foram estudados. Os avanços se deram principalmente no campo da prevenção de doenças oculares por meio da realização de exames realizados com regularidade, o tratamento precoce de deficiências visuais congênitas. Criaram-se também os bancos de olhos, que facilitaram a obtenção de córneas para transplantes.

Atualmente as técnicas microcirúrgicas são utilizadas em intervenções que eram complexas: queratoplastia (cirurgia plástica da córnea), goniotomia (operação que possibilita a correção do glaucoma), os métodos de colocação de lentes acrílicas na córnea, cirurgias corretivas que utilizam ecografia e raios laser.

O OFTALMOLOGISTA

O oftalmologista é o médico que estuda, diagnostica e trata doenças do sistema visual. É capacitado para o tratamento médico e cirúrgico das doenças oculares.

O OFTALMOLOGISTA, além da faculdade de medicina e da especialização deve ter características como o gosto pelas ciências biológicas, capacidade de observação e organização, facilidade para lidar com pessoas, dinamismo, paciência, sensibilidade e autocontrole. Este é o médico que cuida de um dos 5 sentidos capazes de receber as informações do mundo que nos cerca: A VISÃO.

Este profissional pode realizar desde o teste de acuidade visual (é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos) até cirurgias mais complexas.

As doenças dos olhos normalmente surgem na infância, entre os jovens, após os 40 anos, nos idosos, hipertensos e diabéticos. As principais são:

- doenças orbitárias (que podem causar deterioração da visão);
- doenças das vias lacrimais;
- estrabismo;
- miopia (o míope não consegue ver o que está longe. A alteração ocorre porque, neste caso, a imagem não é formada sobre a retina, mas sim, na frente dela);
- astigmatismo (na maioria dos casos, sofre com a dificuldade para enxergar de perto e também de longe);
- hipermetropia (a imagem se forma atrás da retina e a pessoa tem dificuldade para ver de perto ou sente cansaço ocular ao realizar atividades nas quais precise enxergar algo que está muito próximo);
- presbiopia (conhecida como "vista cansada", afeta pessoas a partir dos 40 anos. "Acontece quando o cristalino perde a elasticidade");
- ambliopia (Trata-se de uma deficiência que aparece enquanto a criança está formando a capacidade visual, entre 6 e 8 anos. Atrapalha a criação das imagens pelo cérebro e, se não for tratada no começo, fica para sempre);
- glaucoma (segundo a Associação Brasileira de Oftalmologia existem mais de 900 mil casos de glaucoma no Brasil. A verificação de glaucoma deve incluir medida da pressão intraocular, além do exame do nervo óptico em busca de lesões);
- catarata (uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão); e
- retinopatias (A retina é a membrana sensível à luz, localizada na superfície interna da parte posterior do olho).

ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Uma criança que apresenta problemas de aprendizagem pode ter algum problema na visão. Os pais e professores devem ficar atentos aos sintomas: a criança se aproxima muito do livro ou desenho, diz palavras em voz alta, vê duplicado, pula ou lê a mesma linha, pestaneja em excesso, apresenta estrabismo ao ler.

A oftalmo-pediatria é uma das sub-especialidades da oftalmologia que assiste às crianças com problemas de visão.

VEJA BEM, se você é uma PESSOA DE VISÃO, cuide bem da saúde dos seus olhos e procure anualmente o OFTALMOLOGISTA. Como disse Leonardo da Vinci: “Os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo.” Olhe por essa janela e veja as cores, o mundo que te cerca e aproveite esse sentido em todo seu potencial.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

C.M.S Rinaldo de Lamare em contagem regressiva para Campanha de Vacinação Contra a Gripe

C.M.S Rinaldo de Lamare em contagem regressiva para Campanha de Vacinação Contra a Gripe

 Faltando apenas 3 dias para a campanha de vacinação contra gripe o C.M.S Rinaldo de Lamare reforça que a vacinação é para quem precisa de mais proteção, além de ser um direito assegurado pelo SUS.

Portanto, entre os dias 5 e 25 de maio, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos devem tomar a vacina contra a gripe. Se você faz parte de um desses grupos, procure um posto de vacinação.

C.M.S Rinaldo de Lamare na luta contra a Tuberculose!

C.M.S Rinaldo de Lamare na luta contra a Tuberculose!


A tuberculose é uma doença com determinantes sociais  bem marcantes, sendo possível estabelecer uma relação com as condições de moradia.
É sabido, por exemplo, que o número de cômodos dos domicílios e a concentração humana, assim como o processo de urbanização local, que não favorece o arejamento adequado e a entrada de luz solar nos domicílios, são fatores determinantes para a expansão e disserminação das doenças respiratória, dentre elas a Tuberculose.

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de maio – Dia Internacional do Trabalhador

1º de maio – Dia Internacional do Trabalhador


Tudo começou em 1886 quando em Chicado nos Estados Unidos foi feita uma manifestação com milhares de trabalhadores reivindicando a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Mais tarde, em 1889, um Congresso Socialista realizado em Paris decidiu homenagear a greve geral de 3 anos atrás com uma data: 1º de maio.

Nessa data, então, seria convocado anualmente uma manifestação com o objetivo de manter a luta pela proposta de 8 horas de trabalho por dia.

No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes.

Fatos importantes do 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Com o dever de tentar suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Aproveitando esse dia é importante prestar homenagem aos profissionais especializados em Medicina do Trabalho ou Medicina Ocupacional.

Essa é uma especialidade médica que se ocupa da preocupação e preservação com a saúde do trabalhador. Esse profissional avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho. A fim de preservar a saúde dos trabalhadores, o médico é instruído para e realizar reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais estes trabalhadores ficam expostos.

A ciência que estuda os acidentes e as doenças do trabalho e chamada de infortunística.

Infográfico

8 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
3,023,348 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.