Conheça CF Rinaldo de Lamare



            A Clínica da Família Rinaldo De Lamare é localizada na Avenida Niemeyer n° 776 no bairro de São Conrado Rio de Janeiro. Foi inaugurada no dia 08 de março de 2010 pela secretaria municipal de saúde. 
Nossa unidade é composta por oito equipes de saúde da família (Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde), três equipes de Saúde Bucal (cada equipe é responsável por três territórios e uma das equipes também atende a população de Vila Canoas), NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Farmácia (uma farmacêutica e dois auxiliares de farmácia ) e  Administração (que é composta por dois gerentes e quatro Auxiliares Administrativos).


A Rocinha nasceu e se desenvolveu aproximadamente em 1927 com a vinda de imigrantes portugueses e espanhóis que plantavam em grandes chácaras verduras e legumes e exibiam às pessoas que percorriam a Estrada da Gávea, como alimentos oriundos de suas rocinhas”.
 De 1925 a 1930, com a aquisição de parte da área pela CIA Francesa Castro Guidon, núcleos de guardas sanitários foram instalados e 80 lotes sem infraestrutura haviam sido vendidos, plantas da rocinha foram traçadas com projetos de demarcação de ruas denominadas 1,2,3 e 4. Em 1935 o único acesso, hoje Estrada da Gávea, recebeu luz.
            Em 1938, com a Estrada da Gávea asfaltada, acelerou-se a ocupação por pessoas que acreditavam que as terras seriam públicas. A partir da década de 50 houve um aumento da migração de nordestinos para o Rio de Janeiro e nas décadas de 60 e 70 houve o segundo surto de expansão, modificando as feições em função do loteamento da parte plana, remoção de favelas da Zona Sul e da construção do túnel Rebouças e Dois Irmãos, ofertando para esta população opções de empregos, principalmente na construção civil, atividades e lazer, por se localizar próximo a praia de São Conrado. Nas décadas de 50 e 60 iniciaram-se, então, as grandes modificações não só na arquitetura, mas também nos hábitos de vida e nas relações sociais dessa população, predominantemente nordestina.
            Em 1985 o Decreto nº 5280 criou a XXVII Região Administrativa (RA) responsável pela Rocinha e pela Lei nº 1995/93, que criou e delimitou o Bairro da Rocinha, estando este incluído na Área de Planejamento 2.1 (AP 2.1), conhecida como Zona Sul.
            A pactuação para 100% de cobertura da Saúde da Família para o Bairro da Rocinha se deu de acordo com o Censo PAC-Rocinha de 2009, contabilizando 101mil habitantes nesta área. A partir destes dados, foram organizadas e implantadas 25 equipes da Estratégia Saúde da Família para este Bairro. As 25 equipes citadas estão divididas em 3 unidades de saúde, sendo 08 no CMS Rinaldo de Lamare, 11 na Clínica da Família Maria do Socorro e 06 no CMS Dr. Albert Sabin.


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.