sexta-feira, 5 de abril de 2013

Vamos Praticar Exercícios



5 de Abril Dia Mundial da Atividade Física




              O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado no dia 5 de abril e foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando alertar as pessoas sobre os malefícios do sedentarismo. Atividade física foi definida pelo United States Department of Health and Human Services, em 1996, como “toda atividade corporal que é produzida pela contração muscular e que aumenta o gasto energético de forma substancial".

             A data é celebrada para estimular e conscientizar sobre a importância da prática da atividade física que deve ser praticada no mínimo por 30 minutos/dia, independente da idade da pessoa. Cinco continentes participam desse movimento voltado à promoção da prática das atividades físicas.

                                          A DIMINUIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

             A atividade física fazia parte da vida de todo ser humano porque era necessário o movimento para a obtenção de alimentos, tanto a caça como os de origem vegetal. Era preciso deslocamento, caminhar por longas distâncias e superar obstáculos do meio ambiente para a obtenção do sustento.

            Com o uso do transporte, a atividade física foi diminuindo até chegar ao nível de tecnologia que temos hoje, ou seja, a prática do transporte não é "obrigatória" para a obtenção de alimento e a Atividade Física se torna facultativa. A disponibilidade de tempo da humanidade no mundo contemporâneo contribui para o aumento do sedentarismo.

                                                                O SEDENTARISMO

            O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas. O sedentarismo é muitas vezes chamado de "doença do século" por causa dos vários malefícios que causa à saúde. Atualmente, atinge metade da população mundial e vem crescendo principalmente entre as crianças e os adolescentes que passam horas por dia na frente do computador, games e televisão.

            No Brasil, segundo o IBGE, os casos de obesidade nessa faixa etária aumentaram cerca de 200% em 30 anos. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.

                                                                 OBESIDADE

            Para a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia a obesidade "é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo e é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte.”.

Pode ser diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) que é  realizado da seguinte forma :

Divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.

De acordo com o padrão utilizado pela OMS, quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal;
Entre 25,0 e 29,9, sobrepeso; e
Acima de 29,9, a pessoa é considerada obesa.

DEFINIÇÕES PARA QUEM ESTÁ ACIMA DO PESO
Sobrepeso - quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável;
Obesidade - quando o acúmulo de gordura é muito acima do normal, podendo gerar problemas de saúde; e
Obesidade mórbida - Quando o valor do Índice de Massa Corporal ultrapassa 40.

O obeso está mais propenso a desenvolver hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Se você calculou o seu Índice de Massa Corporal e está acima do peso? Não hesite e procure um Endocrinologista. A Endocrinologia é a especialidade médica que investiga e trata da obesidade.

                                        ATIVIDADE FÍSICA

Existe diferença entre a EDUCAÇÃO FÍSICA E A ATIVIDADE FÍSICA. A Atividade Física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético e refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação, como um deslocamento, um movimento físico qualquer.

A Educação Física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física da forma que conhecemos como academias e afins.

                         VAMOS PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS?

        Alguns exercícios de intensidade moderada por 30 minutos é o suficiente para que a pessoa não seja sedentária. Esses exercícios podem ser praticados em 3 períodos de 10 minutos.

         Comece com pequenas modificações nos hábitos diários: subir escadas, saltar da condução um ponto antes, passear com seu animal de estimação, levantar do sofá para mudar o canal de TV, varrer a casa, a calçada, dar uma volta na praça do bairro e caminhar na praia são exemplos simples.

         As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina, o hormônio conhecido como “molécula da felicidade”. Vamos dar uma volta no quarteirão?


Fonte: Editoria HelpSaúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.