segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CAMPANHA CONTRA AIDS NO CARNAVAL DA ROCINHA

Na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abriu na tarde desta quinta-feira (2) a campanha de prevenção contra a Aids no carnaval falando diretamente a um público: jovens e "homens jovens que fazem sexo com homens".

Segundo o ministro, esse público é o que se mostra atualmente mais vulnerável à contaminação por HIV, sífilis e hepatites virais que podem ser transmitidas pelo sexo sem proteção.

"A grande prioridade este ano é poder falar com o público jovem e sobretudo com homens que fazem sexo com homens que são jovens. São duas grandes preocupações", disse Padilha.

O ministro explicou que, de 1998 a 2010, caiu em 20% o número de casos de HIV na população heterossexual de 15 a 24 anos, mas entre os homossexuais na mesma faixa etária houve aumento de 10,1%. Por isso, esse público é o alvo da campanha pelo uso do preservativo, principalmente no carnaval.


Reforço de 70 milhões de preservativos
"Notamos que há uma redução de 50% a 60% no uso da camisinha nas relações casuais que acontecem muito no carnaval", explicou Padilha, dizendo que os estados receberão nesse período de carnaval um reforço no estoque de 70 milhões de preservativos.

A campanha visa ainda a reforçar a luta contra o preconceito, segundo Padilha.
Para o ministro, o que pode ter aumentado a contaminação entre jovens homossexuais é o fato de eles não terem ídolos, artistas jogadores de futebol, "como tivemos há 20 anos atrás que enfrentaram a Aids".


Uma prioriade do ministério, segundo Padilha, é divulga o teste rápido de Aids, que é "um novo teste que está sendo colocado no sistema público de saúde". Segundo Padilha, este ano serão disponibilizados 3,5 milhões de testes rápidos, que mostram o resultado em 15 ou 20 minutos.

De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 630 mil brasileiros convivem com o HIV. A região com maior incidência de pessoas infectadas é o sudeste, que concentra 56,4% dos casos.

Prêmio Viva Cazuza
Na presença do ministro, a presidente da Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo, entregou os prêmios aos ganhadores do Prêmio Cazuza de Vídeo. Os trabalhos abordaram os cuidados para prevenir a Aids no carnaval de 2012.

A estudante de medicina Bárbara Barroso Quinet ficou em primeiro lugar e foi premiada com um notebook.

'Fique sabendo'
No início de dezembro, a Secretaria municipal de Saúde e a Defesa Civil do Rio ofereceu testes para detectar HIV e sífilis nos postos de saúde e nas Clínicas da Família em toda a cidade.

A iniciativa fez parte da campanha "Fique Sabendo", e marcou a participação da prefeitura no Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado todos os anos no dia 1º de dezembro.

O secretário de Saúde do município, Hans Dohmann, disse na ocasião que estão inscritos no programa de DST/Aids no Rio mais de 20 mil pessoas. Segundo o diretor do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, cerca de 250 mil pessoas têm o HIV no país e não sabem. Por isso, segundo Hans Dohmann, o nome da campanha é "Fique Sabendo".

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.