CF RINALDO DE LAMARE

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221 | ☎ Telefones: (21) 33242487 / 33225066
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerentes: Raquel Oliveira e Sidney Scheidegger

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Promoção Equipe Raiz / Odonto

Promoção Equipe Raiz / Odonto

 Equipe Raiz em parceria com a equipe de odonto realizou uma ação para conscientizar a população na prevenção contra o Câncer Bucal e o Câncer de Pele.
            Foram distribuídos para a comunidade material informativo com saches de protetor solar e kit odontológico (escova, fio e creme dental). Aproximadamente foram distribuídos 210 kits e 500 saches.










Nossos sinceros parabéns, para as equipes de Odonto e da Raiz pelo trabalho desenvolvido nessa campanha.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

17 de Outubro Dia Nacional da Vacinação

17 de Outubro Dia Nacional da Vacinação

 
Vacinação
             A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras.

         É Importante ressaltar alguns conceitos básicos sobre imunização:

Vacina é o mecanismo usado para controlar algumas doenças infecto-contagiosa. Consiste na inoculação de um antígeno na corrente sanguínea de uma pessoa, visando à produção de anticorpos.

A pessoa vacinada é aquela que recebeu uma dose da vacina, independentemente de ter recebido o esquema completo.

A pessoa imune é aquela que possui anticorpos protetores específicos contra determinado agente infeccioso. Essa imunidade pode ser adquirida naturalmente (pela doença) ou artificialmente (pela imunização adquirida por meio da vacinação).

Imunidade é a capacidade de o sistema imunológico reconhecer substâncias estranhas e promover uma resposta contra elas (micro-organismo responsável por uma doença infecciosa específica ou sobre suas toxinas).
       

 A primeira vacina foi criada em 1796, pelo inglês Edward Jenner, que injetou em um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. A raiva de animais era facilmente transmitida para os humanos, mas em 1885, Louis Pasteur criou a vacina contra essa doença. A partir daí surgiram vários outros tipos de vacina, mas uma das mais importantes invenções foi criada em 1960, por Albert Sabin, contra a paralisia, mais conhecida como gotinha.

A vacinação sensibiliza o sistema imunológico do organismo, prevenindo o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias específicas. Dessa forma, ajuda o sistema imunológico a estabelecer meios de defesa contra esses microorganismos, de forma que, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápida e eficazmente para prevenir a infecção.

As principais vacinas são a BCG, que protege contra a tuberculose; a Tríplice, contra difteria, tétano e coqueluche; a Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; a vacina contra Hepatite B; a HIB, que protege contra a meningite; dentre várias outras.
Receber uma vacina é se proteger contra um tipo de doença, uma forma bem mais fácil e sem riscos para a vida, do que ter que tratar a doença
  

As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e têm o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

 
O ministério da saúde oferece, gratuitamente, vários tipos de vacinas e promove campanhas para manter a saúde pública de nosso país. As mesmas podem ser encontradas nos postos de saúde de todas as cidades.

Fonte: www.saude.gov.br





16 de Outubro Dia Mundial da Alimentação

16 de Outubro Dia Mundial da Alimentação






Alimentação Saudável

            Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o governo incentiva a população a ter bons hábitos e conscientiza sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns tipos de produtos.Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação.O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de doenças. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, por exemplo, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados.
  • Alimentar-se de maneira correta significa prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida

Vida Saudável

                  A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com freqüência. As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso. A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer. Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fatores protetores se forem adotados ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijão.
                
 O Ministério da Saúde lançou o Guia da Alimentação Saudável. Na publicação estão os dez passos para uma alimentação saudável. São eles:

Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde;

• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;

• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;

• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação;
 
• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;

• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo;

• Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;

• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural;

Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Fonte: http://www.saude.gov.br/alimentacao
Ministério da Saúde

segunda-feira, 15 de outubro de 2012




SER PROFESSOR

Ser professor
é professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012







     Tal como o coração, o cérebro merecia igualmente ser alvo de campanhas públicas de prevenção, pois necessita de estar saudável para dar o seu melhor!

     O estado de saúde mental depende do estado biológico global e cerebral, segundo a Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental, já no dicionário médico Medilexicon, saúde mental é “emocional, comportamentais, e maturidade social ou normalidade; a ausência de um transtorno mental ou comportamental; um estado de bem-estar psicológico em que se conseguiu uma integração satisfatória dos anseios instintivos aceitável para si mesmo e de um meio social; um equilíbrio adequado de amor, trabalho, e lazer”.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Campanha de sensibilização!

Campanha de sensibilização!


          No último sábado, dia 29 de Setembro, a Clínica de Família Rinaldo de Lamare realizou uma campanha de sensibilização para realização de exame preventivo do Câncer de Colo de Útero. O exame preventivo deve ser feito por toda mulher que já iniciou a vida sexual, especialmente aquelas que tenham entre 25 e 64 anos. Inicialmente o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames com intervalo de um ano com resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Na sala de espera, as mulheres receberam ainda, orientações sobre higiene bucal e Câncer de boca.
 
 
 
Mas fotos no http://www.facebook.com/cms.rinaldodelamare

Chá da tarde dançante com os idosos!!!!

Chá da tarde dançante com os idosos!!!!




Em comemoração ao dia 1º de Outubro, Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Clínica de Família Rinaldo De Lamare em parceira com a Casa Naná (Centro de Convivência) fizeram uma homenagem aos idosos. O evento, intitulado como CHÁ DANÇANTE, teve muita música, homenagens e um delicioso chá da tarde. Obrigada a todos os parceiros que fizeram este evento possível!




Mas fotos no http://www.facebook.com/cms.rinaldodelamare

Infográfico

8 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
3,023,348 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22450-221

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 33242487 / 33225066

Tecnologia do Blogger.